top of page

SOBRE

O PROJETO

      Temos evidências pontuais do efeito dos hormônios sexuais femininos sobre áreas do sistema nervoso central relacionadas ao controle do movimento. Também é conhecido que a excitabilidade do córtex motor feminino varia nas diferentes fases do ciclo menstrual.

 

Na área clínica, é possível observar que a susceptibilidade e comprometimento motor relacionados a doenças neurológicas, como Parkinson e Esclerose Múltipla, variam entre homens e mulheres e, até mesmo, entre mulheres em diferentes momentos da vida. A doença de Parkinson, por exemplo, acomete duas vezes mais homens que mulheres, o seu risco aumenta para mulheres submetidas a remoção dos ovários (principal centro de produção dos hormônios sexuais femininos) antes da menopausa e as sequelas motoras associadas a doença flutuam com o ciclo menstrual.

 

Embora consigamos reunir essas evidências, ainda hoje, pouco se sabe sobre a influência da oscilação hormonal sobre processos cognitivos responsáveis pelo planejamento e execução de movimento. Nesse projeto, nos propomos a realizar tais investigações monitorando periodicamente a concentração hormonal sanguínea e exames de eletroencefalografia durante a prática de atividades motoras em homens e mulheres nas diferentes fases do ciclo menstrual.

PESQUISADORAS

      Rafaela Faustino é fisioterapeuta graduada pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Neurociências pelo programa de Pós-graduação em Neurociências do Instituto do Cérebro/UFRN e doutoranda do programa de Pós-graduação em Neurociências do Instituto do Cérebro/UFRN. Atuando na linha de pesquisa Neurobiologia de Sistema e Cognição, possui experiência nas áreas de registro e análise de eletroencefalografia, neurofisiologia do sistema sensório-motor humano, imagética motora, reabilitação neurofuncional, uso de estimulação magnética transcraniana repetitiva em sequelas motoras pós-Acidente Vascular Cerebral, habilidade manual, estimulação sensorial e realidade virtual.

Maria Bernadete Cordeiro de Sousa é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (1977). PhD em Neuropsicologia/Neurociencia pela Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto (1983).  Professora Titular do Departamento de Fisiologia / UFRN (2002-2012). Pós-Doutorado em Wisconsin National Primate Research Center/UW. Atualmente é professora de Neuroendocrinologia do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A maior parte de seu trabalho explora questões relacionadas à endocrinologia comportamental, com foco em estratégias reprodutivas e resposta ao estresse em primatas.

Foto: Anastácia Vaz

bottom of page